Voltar ao Topo
IKA CLASS - Malas e Acessórios para Viagem
Buscar

COMO FAZER COM QUE TODA A ROUPA CAIBA NA MALA DE VIAGEM

COMO FAZER COM QUE SEUS PERTENCES CAIBAM NA MALA

Veja a ordem em que as peças devem ser colocadas para economizar espaço e evitar amassados

Arrumar a mala é um momento crítico para muitas pessoas. Como a maioria deixa para fazer isso de última hora, acaba incluindo itens desnecessários e de qualquer jeito, não só fazendo com que as roupas fiquem amassadas, mas também tornando impossível a organização da bagagem durante toda a viagem.

Leia também:
Checklist de viagem: o que não pode faltar

A boa arrumação da bolsa de viagem resulta em espaço extra e ainda garante que você não perca tempo durante o passeio procurando por aquela blusinha que nem lembra se levou ou não.segue um passo a passo para organizar a mala de maneira eficiente e ainda algumas dicas valiosas para ganhar espaço na bagagem:

 

Como arrumar a mala

Dicas e regras gerais

  • Para uma viagem longa, comece a preparar a mala alguns dias antes de partir.
  • Em primeiro lugar, é importante investir em alguns itens organizadores de mala, não só para ajudar no momento de arrumar a bagagem, mas para facilitar sua vida durante o passeio.
  • Sacos a vácuo são muito práticos e economizam um espaço valioso. Use para casacos volumosos que não amassam. “Você pode levar um ou dois sacos extras e usar no final da viagem para armazenar as roupas sujas que não vai mais usar e, por isso, podem ser amassadas”, ensina Ingrid.
  • Coloque tudo dentro de saquinhos de pano. Não deixe nada solto, pois assim você pode perder itens dentro da mala.
  • A regra geral é: tudo que é pesado, como a nécessaire, vai no fundo e na parte de baixo (perto das rodinhas) da mala. Assim, eles não amassam o resto. No topo e na superfície, coloque o que for mais leve.
  • Dê preferência aos secadores portáteis, que, geralmente, são bivolt.

 

Passo a passo de arrumação

1. Sacos a vácuo

Coloque os casacos grandes e que não amassam em sacos a vácuo e distribua sobre o fundo da mala. Inclua também as bolsas que usará durante a viagem.

2. Calças

Estenda as calças, deixando as pernas para fora da mala. Isso evita que elas fiquem marcadas em algumas áreas.

3. Jaquetas e casacos

Depois, inclua as jaquetas e casacos que não amassam tanto, mas que não podem ser armazenados no saco a vácuo. Quanto mais aberto o casaco ficar, melhor. Procure dobrá-lo uma vez só, no meio.

4. Blusas de lã

Se for levar alguma, coloque as blusas de lã, que não amassam. Neste momento, guarde um espaço no fundo da mala para a nécessaire e o secador, já que você, provavelmente, ainda vai utilizar esses itens mais algumas vezes antes de fechar a mala. Deixe para colocá-los no último minuto.

 

5. Capas para roupas

Elas são ótimas maneiras de organizar a mala. Use-as para separar famílias de roupas, como:

  • Pijamas
  • Lingerie
  • Blusinhas
  • Camisetas
  • Saias
  • Moletons e shorts

Use quantas achar necessário.

6. Sapatos

Os sapatos devem ser colocados em sacos individuais, com ou sem meia dentro (para evitar que amassem). “Tudo deve ficar em um formato meio quadrado, com um salto para cima e outro para baixo”, ensina a personal organizer.

Coloque-os nas laterais da mala, forrando toda a parede.

7. Laterais

Em seguida, é hora de preencher as laterais com todos os itens que não amassam. Encontre os buracos e vá acomodando biquínis, lingerie, meias, cachecóis, luvas, toucas, cintos, roupas de dry fit, etc., tudo armazenado em sacos de pano.

8. Pernas das calças

Depois de preencher todas as laterais, dobre as pernas das calças que ficaram para fora, “abraçando” todo o conteúdo da mala. Abotoe o elástico da mala.

9. Roupas delicadas

Por cima de tudo, disponha as roupas que mais amassam, que geralmente são os vestidos, saias, blusinhas delicadas, como as de cetim, etc.

 

10. Necessáire

Antes de sair, coloque a nécessaire e o secador no lugar reservado.

11. Pesagem

Pese a mala para certificar-se de que não ultrapassou o limite permitido e boa viagem.

Como manter a mala organizada

Ao chegar ao seu destino:

  • Pendure casacos em cabides
  • Retire da mala os sapatos e produtos de beleza
  • Se possível, pendure também as peças delicadas
  • Depois de retirar itens da mala, devolva-os para as respectivas capas, caso deseje usá-los novamente